segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Aniversário no Kindergarten

No dia do aniversário do nosso filho, eu e meu esposo fizemos um bolo, para cantar os parabéns para ele e darmos um presente. Seria perfeito, se tivesse algo para acender as velas!
Nós dois só percebemos que não tínhamos absolutamente nada para fazer uma faísca de fogo quando nosso filho pediu para acender logo as velas, pois ele queria apagá-las.

Aqui na Alemanha, o fogão e forno do nosso apartamento é completamente elétrico. Nem eu, nem meu esposo fumamos (Amém!). Eu só costumo acender velas em datas especiais ou quando recebo visitas. A data especial chegou!

Eu olhei para meu esposo para pedir à ele que fosse comprar fósforos no supermercado, mas sabe como são os homens, não é? simplificou e disse não devemos se importar com este "detalhe". Meu coração ficou dividido, parecia algo impraticável para mim, um "parabéns" sem velas acesa? será que pode?

Sabe que eu tentei aquecer papel na chapa do fogão e tentei fazer fogo com incidência de luz na lupa do meu filho, hahaha, pode rir, foi verdade, é hilário lembrar disso, mas na hora eu estava angustiada e até com medo, superstição pura. Ai que raiva que eu tenho de ter estas superstições estúpidas, eu tentei aprender algo com meu esposo gringo, naquele momento.

Porém, nosso filho sentiu falta sim, de apagar velas, afinal, as crianças adoram esse ritual, elas estão sempre tentando e apagando todas as velas que vêem pela frente, até mesmo do aniversário dos outros. Imagina a vontade de apagar, finalmente, a vela do seu próprio aniversário?

Meu filho só não começou a chorar porque eu lhe prometi imediatamente que faria outro bolo, para levar para o Kindergarten para comemorar com seus amiguinhos.

No Kindergarten eu avisei aos educadores, que ele estava aniversariando naquele dia, e eu perguntei se eu poderia trazer, no dia seguinte, um bolo para festejar. A educadora do meu filho estava de férias, mas os outros educadores concordaram e solicitaram que eu trouxesse somente o bolo, nada além disso. Eu também não poderia participar, igual como é nas creches no Brasil.

Era a minha chance de corrigir imediatamente aquele erro, da falta de velas para apagar.

Meu filho me contou que o professor até pegou o violão e cantou com as crianças, os parabéns em alemão e outras canções, mas que ele não apagou velas nenhuma! Eu enviei duas velas de "5 anos" e dois bolos de chocolate, com cobertura de chocolate, e mesmo assim meu filho não apagou velas. Por quê?

Ele ficou frustrado mais uma vez, e eu também. Eu tive que prometer outro bolo, e outros parabéns, e com velas acesas para meu filho apagar. Eu disse que faria uma festinha em casa e convidaria alguns amiguinhos.

Eu fiz até o convite e o distribui de forma digital, mas nossos únicos convidados não estavam disponíveis para a data que eu marquei: 3 de outubro, eu não havia percebido que era feriado, "Reunificação da Alemanha". Alguns me responderam logo que não poderiam, outros não. Eu pensei que ainda poderia fazer a festa, porém, somente um dia antes, soube que não haveria convidados.

Porém, eu fiz uma limonada deste limão!!! Tinha um "fervo" (festa pública) em comemoração ao feriado, e nós fomos para lá, nos divertir. Eu pensei que meu filho não havia percebido nada na mudança de planos, mas percebeu.

Meu filho acordou chorando no domingo, era um choro muito sentido, não era birra, o que poderia ser? Perguntei e ele respondeu chorava porque não houve a festa de aniversário, ele disse que ficou triste. Eu fiquei triste também. Ele e eu estávamos decepcionados.

Eu prometi outro bolo e com velas, eu disse-lhe que, uma festa não seria possível aqui na Alemanha, mas eu poderia fazer outro bolo e levar para o Kindergarten e fazer uma festinha lá com seus amigos.

Desta vez a educadora do meu filho estava, e gentilmente me convidou para participar da "festinha"

(continua ...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário