quarta-feira, 26 de agosto de 2015

A cultura, o povo, as diferenças

Cada dia eu tenho uma história para contar.
Ontem, quando eu estava voltando para casa com meu filho, aconteceu algo que me fez lembrar de Manaus.

O "motorista" do Straßenbahn que pegamos, confundiu-se e entrou no trilho à direita, quando ele deveria seguir em frente!! Ai vocês nem podem imaginar o transtorno deste erro: esses trenzinho de rua, assim como os trens grandes não fazem marcha à ré. Resultado: o trenzinho ficou parado ao longo da curva, e em alguns minutos já surgiria outro trem para ocupá-la corretamente e seguir em trajetória correta.
Photo by www.bahnbilder.de 
Todos que estavam no trenzinho, assim como eu e meu filho, sabiam que o motora errou. Eu pensei que ia rolar alguma gargalhada, mas não. Meu filho logo comentou que a direção estava errada.

O motora, um senhor sexagenário, saiu de sua cabine, falando para si próprio "que erro". Ele atravessou os quatro vagões do Straßenbahn de cabeça baixa, para evitar possíveis olhares, e andando bem depressa até chegar ao outro extremo do trenzinho e manobrar no sentido contrário, para sair do trilho errado e retornar para o caminho correto. O silêncio dentro de todo o trem era incrível! Ninguém riu ou comentou entre si, e eu com meu filho, conversavamos baixinho em português sobre o ocorrido, afinal as crianças tem curiosidade não é?

Depois o motora teve que retornar para a sua cabine, e novamente passar por todos os passageiros. Ele ainda estava muito constrangido com o seu erro, mas retornou para o seu comando um pouco mais confiante.

Honestamente eu me admirei com o comportamento dos passageiro alemãe e estrangeiros, todos foram solidários ao motora, ao ficarem em silêncio e não riem dele.

Lembrei de uma vez, quando estava em Manaus, e eu, meu filhinho bebezinho e meu esposo estrangeiro, pegamos um ônibus que faz o trajeto da região sul da cidade ao centro, e aconteceu algo totalmente diferente do que aconteceu no Straßenbahn (risos).

O citado ônibus, em seu trajeto, passava por uma "comunindade" barra pesada, antes de seguir para o centro. Havia o último ponto de parada dentro da comunidade, mas o motorista passou direto. Ai uma mulher começou a gritar lá o final do ônibus todos os palavrões conhecidos no vocabulário popular. A mulher xingou o motorista até daquilo que não se deve xingar um homem. Meu Deus, e os outros passageiros ainda colocavam "lenha na fogueira", dando gargalhadas e xingando o motorista também, acrescentando mais ódio na mulher.

Ao final o motorista parou somente em um cruzamento, na saída da comunidade e a mulher saiu. Todos foram para a janela olhar. Eu me esforcei um pouco e vi: uma criatura esquelética, toda tatuada nos braços e pernas, com roupas vulgares, super jovem, uma menina. Foi tão espantoso, de onde essa menina tinha tanta confiança em agredir verbalmente um homem?

Nas favelas tem seus "códigos" e esta menina estava reagindo exatamente como é o seu cotidiano. 

2 comentários:

  1. Olá Ana! Encontrei seu blog procurando por referência sobre kindergarten em Dresden. Estarei me mudando para lá daqui a 6 meses e só aqui encontrei a informação de que já devo reservar a vaga na prefeitura agora! Gostaria muito de conversar com vc sobre esse e outros detalhes sobre a vida em Dresden com crianças. Pode me passar seu e-mail?

    ResponderExcluir